Com as pessoas cada vez mais conectadas, um novo termo surgiu: a Reputação Digital. Esse pode ser o fator decisivo para atrair ou afastar pacientes de seu consultório.
Em um cenário online onde, em poucos minutos, é possível absorver toneladas de informações sobre um profissional da saúde, um deslize pode custar não apenas sua credibilidade, mas também a confiança dos pacientes.
Segundo uma pesquisa da BrightLocal, em 2025, 88% dos americanos adultos afirmam buscar referências online sobre um profissional da saúde antes de agendar uma consulta. Esse número pode refletir uma realidade muito parecida à do Brasil.
Para manter uma boa Reputação Digital como profissional da saúde, evite as principais armadilhas seguindo essas dicas:
Excesso de exposição íntima, envolvimento em polêmicas ou a criação de muito conteúdo que não se relacione ao seu universo profissional pode afetar sua imagem. Há uma diferença entre ser influenciador e tornar-se autoridade em sua área. Defina bem qual é o seu papel nas redes e opte pelo que melhor se adequa às suas estratégias.
Você nunca agradará a todos, e isso é normal. A internet permite criar conexões fortes com seu público, muitas serão positivas e outras, negativas. Apesar de críticas parecerem injustas, ignorá-las ou reagir mal a elas pode ser pior do que a própria crítica. Absorva a crítica, entenda o ponto de vista de quem a fez, responda sempre de forma profissional e educada e não gere discussões públicas. Em caso de injúria ou difamação, busque auxílio jurídico sem criar alarde nas suas redes sociais.
Mais importante do que o número de seguidores é você estar sempre movimentando suas redes. No seu site, tenha sempre artigos atuais e revisados; em sua rede social, crie stories diários e publique semanalmente; nunca deixe mensagens sem resposta no WhatsApp; se tiver um canal no YouTube, poste regularmente. Se um paciente sentir que você está parado no digital, provavelmente considerará que você também está parado na vida profissional.
A disseminação de informações sobre saúde exige responsabilidade. Nunca publique informações superficiais que possam gerar confusão, não ofereça promessas sem fundamento, não divulgue tratamentos sem comprovação científica e nunca compartilhe conteúdos que violem as diretrizes do seu conselho profissional. Além do risco de perder credibilidade, você ainda pode sofrer sanções ao violar regras.
Seus pacientes esperam uma relação próxima com você. Um caminho seguro para construir essa relação é através das suas redes sociais. Responda comentários, esclareça dúvidas e, em casos mais específicos, comente ou interaja nas postagens de seus pacientes e seguidores. Gerar esse tipo de vínculo o ajudará muito a conquistar pacientes que contribuirão para expandir sua reputação. Se não puder gerenciar isso sozinho, considere contar com uma equipe para ajudar.
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